Colheita do Marmelo

Com a chegada da época da colheita do Marmelo, novamente os integrantes da Unidade Comunitária de Comunicação de Cidade Ocidental voltou a campo para obter imagens para a criação do documentário a respeito da região do Mesquita. O grupo de alunos percorreu o povoado do Mesquita a procura de alguma chácara que ainda houvesse o Marmelo ainda no pé. Por sorte, com a ajuda do Senhor Paulo César, o grupo chegou até a propriedade do senhor Sinval, antigo produtor de Marmelo e pertencente ao clã dos Pereira Braga. Essa era a ultima oportunidade de presenciar a colheita do Marmelo esse ano, pois esses eram os últimos pés ainda com Marmelo. "Vocês tiveram sorte, era pra gente ter colhido tudo na semana passada" afirma o proprietário da chácara. Com a autorização do produtor, o grupo acompanhou a colheita no sábado pela manhã.







No momento da colheita, os alunos tiveram uma agradável surpresa. Entre o pessoal escalado para a colheita, estava o senhor João Antonio Pereira Braga, de 60 anos, que é o presidente da Associação Renovadora dos moradores e Amigos do Mesquita (AREME). Gentilmente, o senhor João interrompeu o trabalho na colheita para lhes explicar um pouco sobre a plantação do Marmelo, como podemos acompanhar no vídeo:




E quem pensa que do Marmelo só se faz o doce, está redondamente errado:
"Com o Marmelo não fazemos apenas o Doce. Também há a possibilidade de se fazer a sopa, a Geleia e o Licor.
E além do Marmelo ser muito gostoso, ainda contém propriedades medicinais. Quando tem uma criança com anemia, é bom amassar um pouco de Marmelo no leite e dar para essa criança tomar, ela fica forte denovo em pouco tempo".
É o que revela o presidente da AREME.
Ainda segundo o Senhor João, o motivo do Marmelo ser usado para fins medicinais é a grande quantidade de Ferro encontrado no fruto.


A cobertura da colheita do Marmelo contou com o apoio técnico do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UnB, representado por Matheus Guimarães, coordenador do CUCA – DF.

0 comentários: